O aconchegante vilarejo chamado Arraial d’Ajuda

Este charmoso distrito de Porto Seguro merece destaque devido as suas belas praias e sua noite animada. É aquele tipo de vilarejo que de tão aconchegante te faz ficar na dúvida se volta pra casa ou se fica lá de vez.

Digo mais, o passeio por lá já começa de forma animada. A primeira “aventura” para chegar a cidadezinha acontece na travessia de Porto para Arraial. Esse trajeto tem que ser feito de balsa, por um valor até que barato, se for comparado aos valores dos transportes públicos das grandes cidades, na época em que fui, paguei cerca de R$4,00. Depois de atravessar o mini-percurso de 10 minutos você irá chegar em uma parte que terá como opções ônibus e vans com destinos a 3 lugares: Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Apesar de ser um circuito diferente, foi muito fácil de ser realizado. Cheguei com tranquilidade no hostel e rapidamente (como vocês já devem ter percebido) me organizei para ir a rua.

Largo da Ajuda

Foram 3 dias intensos. De grandes amizades e descobertas. Teve inclusive um dia de chuva que, apesar de ter perdido passeios, deu pra zoar de uma forma bem inusitada até então.

Essa foi uma daquelas viagens que ficou difícil enumerar o que fiz em cada dia. É um lugar bem fácil de visitar tudo, devido ao seu tamanho. Então, destaco aqui os lugares que mais gostei de conhecer ou os que mais me chamaram atenção, assim você pode ter uma base pra montar o seu próprio roteiro.

– Largo da Ajuda
O centro histórico da vila, tombado pelo Iphan, compreende a singela igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, uma construção que fica em frente a praça principal. É um lugar com uma vista fora do comum. Vale a visita e muitas fotos.

– Parque Nacional do Pau-Brasil
Aberto em novembro de 2016, o parque fica no distrito de Vale Verde. Entre os atrativos espalhados por seus 19 mil hectares de mata Atlântica estão seis trilhas sinalizadas para adeptos do trekking, ciclistas e cadeirantes, além de áreas para piquenique, mirantes, cachoeira e o “Refúgio do pau-brasil” – área que reúne árvores de até 800 anos de idade ao lado de um berçário de pau-brasil.
Endereço: Antiga estrada Arraial D’Ajuda-Itabela Km 7 – distrito de Vale Verde
Tel: (73) 3281-0805

– Rua do Mucugê
A Rua do Mucugê, que desde a década de 80 abriga as mais transadas lojas de artesanato de Arraial d´Ajuda, ganhou também bares, restaurantes e agitada vida noturna. Também no Beco das Cores, uma agradável viela na Rua do Mucugê, lojinhas repletas de objetos artesanais e de bom gosto, cafeterias, restaurantes e música ao vivo. Sem dúvidas você vai conhecer esse lugar, todo movimento durante a noite acontece por lá.

– Morocha Club
Depois de um relaxante dia na praia, a sugestão é conhecer um local badalado e agitado de Arraial.  A música deste descontraído bar da rua Mucugê fica por conta dos DJs e bandas, que tocam samba, MPB e Rock clássico internacional. Entre os lugares que visitei para beber e curtir um som, esse foi o que mais gostei, mas existem diversas outras opções, veja qual é mais a sua cara.

– Praia do Taipe
São algumas praias de Arraial que deixam a viagem a este distrito ainda melhor. No centro desta praia está localizada a Lagoa Azul. É uma praia afastada e não possui uma grande infraestrutura, fato que contribui para a tranquilidade encontrada no local.

– Praia do Pitinga
Esta é a praia mais movimentada de Arraial. Nesta praia, a areia é fofa e as águas são calmas e transparentes. Devido a facilidade de percurso, foi a praia que mais fiquei, e curti bastante o tempo que estive por lá. Dá pra relaxar, apesar do movimento.

Praia de Pitinga

Curiosidade: é possível ir de Arraial para Trancoso a pé
Para quem estiver com bastante disposição e sem pressa, saiba que é super possível fazer esta travessia. O trajeto tem 12 km, passando por dois rios e várias praias. Obviamente, a caminhada pode ser feita no sentido inverso. É recomendável que se faça na maré baixa, para isso, consulte a Tábua das Marés e verifique o horário em que a maré estará mais baixa. Resolvi não fazer porque estava com uma mala bem pesada, mas deve ser muito maneiro.

Deixo aqui mais uma dica, de mais um lugar encantador que conheci na Bahia. Ô terra boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s